sexta-feira, 26 de junho de 2009

Visita da CTBC aos prédios do campus.

Executivos da CTBC visitaram os prédios para definir a instalação da rede de telefonia e internet.

A CTBC venceu a concorrência pública para fornecimento de serviços de telecomunicações para o campus Ituiutaba.

Os serviços de telecomunicações serão fornecidos através de fibra ótica, porém esta fibra deverá ser instalada nos postes de iluminação que serão colocados na avenida de acesso ao campus.

Com a prefeitura nem começou a fazer a avenida, tememos que a instalação dos serviços de telecomunicações sofrerá atraso.

Dez Mil visitas até o momento.

Este blog acaba de completar a marca de 10.000 visitas.

Segundo o Sitemeter, este blog recebe por dia em média 77 visitas.


Para comemorar, estamos oferecendo 10.000 liras italianas (na verdade, estamos oferecendo apenas a imagem acima...).

Agradecemos a todos pelas visitas.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Visita às obras em 25 de junho de 2009.

Neste dia o diretor geral visitou as obras e tirou as seguintes fotos:

Fachada da recepção do campus.

Captação de aguas sendo finalizada na área da secretaria. Ao fundo, a praça de leitura.

Fechamento do padrão da CEMIG com alambrado.


Portas do auditórios já instaladas.

Captação de água do prédio de laboratórios instalada.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria

O Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria tem como objetivo geral formar profissionais capazes de exercer atividades técnicas com habilidades e atitudes, que lhes permitam participar de forma responsável, proativa, crítica e criativa no processo de produção agroindustrial adaptando as variadas condições do mundo do trabalho, abordando também a produção artesanal. Esse profissional desenvolve e executa atividades relacionadas às análises de laboratórios e ao processo de produção na área de laticínios, carnes e vegetais

Exemplo de unidades curriculares: Introdução à tecnologia de alimentos; Português instrumental; Segurança no trabalho; Informática básica; Químicas (voltadas para laboratório); Controle sanitário; Embalagens; Microbiologia; Instalações e equipamentos; Empreendedorismo; Tecnologia e meio ambiente; Tecnologia de transformação de carne; Tecnologia de transformação de leite; Tecnologia de transformação de vegetais; Gestão agroindustrial; Ética, cidadania e exercício profissional; entre outras. Todas as unidades constam de aulas teóricas e práticas.

O curso é oferecido nas modalidades subseqüente (pós-médio) e integrado, com duração de dois e três anos, respectivamente. Para o segundo semestre de 2009 serão oferecidas 30 vagas para modalidade subseqüente no período noturno. No primeiro semestre de 2010 serão oferecidas as duas modalidades.


Novo veículo para o campus Ituiutaba.

O campus Ituiutaba recebeu o veículo Toyota Corolla para compor sua frota de veículos oficiais.


Agora temos dois veículos, a Parati doada pelo campus Uberlândia e este veículos Corolla adquirido pela reitoria para o campus Ituiutaba.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Inscrições para o segundo vestibular do campus Ituiutaba

Por causa do adiamento do prazo para inscrições do vestibular, os números de inscrições subiram um pouquinho.

Temos 39 inscritos para o curso Técnico em Informática.

Temos também 63 inscritos para o curso Técnico em Agroindústria.

O dia da prova é 05/07/2009, boa sorte a todos.

sábado, 20 de junho de 2009

IFTM realiza aula inaugural do curso de Especialização em PROEJA



No último sábado 20/06 todos os alunos que irão participar do Curso de Especialização PROEJA estiveram no Campus Uberaba - Unidade I, para participar da aula inaugural e conhecer a ferramenta de utilização Moodle, que será bastante utilizada durante o curso pelos alunos para adquirir material, fazer avaliação, participar de chat, fórum, dentre outras opções serão oferecidas aos alunos. O curso em cada disciplina possui quantidade de carga horária a distância.

Visita às obras do Campus Paracatu.

Neste sábado, o diretor geral de Ituiutaba visitou as obras do campus Paracatu.

Como se pode ver, as obras estão adiantadas, porém poucos operários estavam trabalhando.

Prédio de salas de aula.

Prédio do refeitório.

Prédio do Auditório.

Área central de circulação.


Prédio de laboratórios.




Prédio da biblioteca.


Prédio administrativo.


Espaço onde serão erguidas 6 novas salas de aula.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

IFTM promove encontro de professores do Curso de Especialização PROEJA


Na última sexta-feira (19/06) o IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro) promoveu uma reunião com os professores, coordenadores e tutores que estarão envolvidos no Curso de Especialização PROEJA, foi mostrado a ferramenta Moodle que será utilizada durante o curso por meio do professor e alunos. O curso irá acontecer nas cidades Ituiutaba, Paracatu e Uberaba. Na reunião estavam presentes a Profa. Msc. Ana Maria Benaventana Leal, Profa. Luciana Borges Andrade, Profa. Esp. Joelma da Silva Almeida, Prof. Dr. Humberto Marcondes Estevam, Profa. Msc. Magda Lucia Vilas Boas, Profa. Msc. Sandra Maria Sousa de Oliveira, Profa. Msc. Maria Rita Nascimento Pereira, Profa. Msc. Reane Franco Goulart, Prof. Dr. Rodrigo Afonso Leitão, Prof. Dr. Otaviano Jose Pereira e Prof. Msc. Rogério de Almeida Muniz.

Inscrições abertas para cursos superiores 2010


INSCRIÇÕES ABERTAS

CURSOS SUPERIORES 2010

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO:

CAMPUS ITUIUTABA (ver observação no final deste post)

CAMPUS PARACATU

CAMPUS UBERABA

CAMPUS UBERLÂNDIA

A partir deste ano, a única forma de ingresso nos cursos de Ensino Superior de qualquer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do país, incluindo o IF Triângulo, será por meio do novo ENEM, em que a seleção será feita mediante análise das médias que os candidatos atingirem nas provas do exame.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 17 de julho, apenas pela internet, através do site www.enem.inep.gov.br .

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro.

Em cada Campus do IF Triângulo Mineiro encontram-se disponíveis computadores para que os candidatos que estão concluindo o Ensino Médio ou já o tenham concluído, possam ter acesso à inscrição do ENEM.

“Quem não fizer as provas do ENEM, não poderá concorrer às vagas de cursos superiores do IF Triângulo”, destaca a Pró-Reitora de Ensino, Sandra Maria Sousa de Oliveira e os Diretores de Ensino: Rodrigo Afonso Leitão (Campus Ituiutaba), Luiz Alberto Rezende (Campus Uberaba), Juvenal Caetano de Barcelos (Campus Uberlândia) e Heraldo Marcus Rosi Cruvinel (Diretor Geral do Campus Paracatu).

A taxa de inscrição do ENEM é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), sendo que os alunos da Rede Pública de Ensino são isentos do pagamento, além de participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENSEJA, de 2006 a 2008.

Outros casos de isenção devem ser feitas solicitações até a próxima sexta feira (19/06), no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao .

O edital, contendo a relação de cursos e o número de vagas a serem oferecidos pelos campi, será disponibilizado no site do IF Triângulo, no link www.iftriangulo.edu.br, a partir de outubro de 2009.

OBSERVAÇÃO: o campus Ituiutaba tem incluído em seu plano de metas o objetivo de criar cursos superiores, porém eles dependem da liberação, pelo Governo Federal, de recursos e vagas para professores para expansão do campus.

Curso sobre Orçamentos.

Curso sobre todo o processo orçamentário federal na ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) em Brasília.


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Prazo para inscrição do vestibular foi adiado.

O prazo para érmino das inscrições no vestibular para técnico em Informática e técnico em Agroindústria foi adiado para 22/06/2009 às 15 horas.

Todas as outras datas continuam as mesmas.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Inscrições para o segundo vestibular do campus Ituiutaba.

As inscrições para o segundo vestibular do campus Ituiutaba se encerraram segunda-feira.

Alguns pagamentos de inscrição podem ainda não ter sido compensados.

Porém os números para hoje são: 37 inscritos para o curso técnico em Informática noturno e 60 inscritos para o curso técnico em Agroindústria.

Agora é só aguardar o dia da prova: 05/07/2009.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Adiamento do prazo de inscrições para os concursos.

Os prazos para inscrição nos concursos para Professores e Técnico-administrativos acaba de ser adiado pela comissão gestora dos concursos.

O novo prazo para término das inscrições é: 29/06/2009.


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Aditivo do Convênio com a Prefeitura

1º TERMO ADITIVO AO CONVÊNIO Nº 081/2008 ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE ITUIUTABA-MG E O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

O MUNICÍPIO DE ITUIUTABA-MG, por intermédio da Prefeitura Municipal de Ituiutaba, CNPJ nº 18.457.218/0001-35, doravante denominada apenas PREFEITURA, representada pelo Prefeito Públio Chaves, portador da Carteira de Identidade nº 2.438.605 - SSP/MG e CPF nº 008.408.586-04, residente e domiciliado nesta cidade de Ituiutaba, na Rua 30, nº 1.259, Centro, empossado em 01.01.2009, com mandato até 31.12.2012 e o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO, autarquia federal Decreto s/nº, de 16/08/2002, inscrito no CNPJ n.o 10.695.891/0001-00, sediado na Rua Tupaciguara, nº 117, Bairro São Benedito - Uberaba–MG, CEP: 38064-790, doravante denominado IF TRIÂNGULO, neste ato representado pelo Reitor Prof. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, brasileiro, casado, portador da Cédula de Identidade n.o M-751.597 – SSP/MG, CPF n.o 0225.419.436-04, residente e domiciliado em Uberaba-MG, na Rua Orlando Martins Beninato, 120, Conjunto Cássio Rezende, resolvem celebrar o presente Termo Aditivo ao Convênio nº 081/2008, emanado da Chamada Pública MEC/SETEC nº 001/2007, que será regido, no que couber, pela Lei 8.666, de 21/06/93 e pela Instrução Normativa STN nº 001, de 15/01/97, bem como pelas seguintes cláusulas e condições

CLÁUSULA PRIMEIRA – O objeto do presente termo aditivo é a alteração da Cláusula Terceira, letra “t”, que passará a ter a seguinte redação:

“t. Disponibilizar, por (02) dois anos, contados a partir do início de pleno funcionamento, funcionários para exercerem as seguintes funções: 2 cantineiros, 6 seguranças, 3 faxineiras, 2 telefonistas. Estes funcionários deverão iniciar suas atividades no IF TRIÂNGULO, a partir de 01/09/2009”.

CLÁUSULA SEGUNDA – Permanecem inalteradas as demais cláusulas e condições do convênio original, não expressamente modificadas pelo presente instrumento.

E, por estarem acordes os participes, é o presente Termo Aditivo depois de lido e achado conforme, assinado por seus representantes legais, em 02 (duas) vias de igual teor, na presença das testemunhas abaixo que o subscrevem, dele se extraindo cópias para fins de publicação e execução.

Ituiutaba-MG, 10 de junho de 2009.

Públio Chaves

Prefeito de Ituiutaba

Prof. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira

Reitor IF TRIÂNGULO

terça-feira, 9 de junho de 2009

Visita ao campus pelo presidente do Sindicato Rural

Neste ia estiveram visitando o campus Ituiutaba o presidente do Sindicato Rural de Ituiutaba.

O presidente do Sindicato Rural pode conferir a grandiosidade do projeto a ser implantado em Ituiutaba, e pode fazer uma série de considerações úteis sobre os futuros projetos que o campus poderá desenvolver na região.


Na foto, a professora redistribuida para Ituiutaba, Reane e seu marido, Tulio. O diretor geral do campus, Marco Maciel. O presidente do Sindicato Rural Romes Gouveia Bastos e seu assessor. A professora redistribuida para Ituiutaba, Sirley e o diretor de ensino, Rodrigo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Regulamento Concurso Cultural nº. 01/2009

A Comissão Permanente de Padronização de Uniformes Estudantis e Funcionais (CPPUEF), Portaria nº 61, de 27 de março de 2009, por meio de seu Presidente, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Cultural 01/2009 para a escolha dos uniformes estudantis a serem adotados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro, nos termos abaixo descritos:

1- Das Informações Preliminares
1.2 – O Concurso Cultural, tem a finalidade de escolha dos uniformes estudantis a serem adotados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro a fim de buscar a criação e unificação da identidade visual da Instituição.
1.1 – O Concurso contemplará as seguintes etapas:
1ª Etapa – Envio de Propostas;
2ª Etapa – Análise, Escolha e Divulgação da Melhor Proposta Enviada;
3ª Etapa – Eleição pela comunidade das propostas apresentadas pela CPPUEF juntamente com a escolhida na Etapa Anterior;
4ª Etapa – Divulgação do Resultado Final.

2 – Do Envio de Propostas
2.1 – As propostas deverão ser enviadas por membros da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro, devidamente matriculados em um de seus Campi (Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Paracatu), ou nas seguintes extensões: Sacramento, Patos de Minas e Caxambu.
2.2 – As propostas deverão ser enviadas por formulário disponibilizado no sítio http://www.iftriangulo.edu.br. Não serão admitidas propostas enviadas por outros meios.
2.3 – As propostas deverão ser enviadas a partir das 8h do dia 08 de junho até as 20h do dia 22 de junho de 2009, em formato. JPEG, respeitando a estética adotada na logomarca deste Instituto, bem como, sob pena de desclassificação.

3 – Da Análise, Escolha e Divulgação
3.1 – A Análise e a Escolha da proposta serão feitas pelos membros desta Comissão no prazo de 15 dias, a contar do término do prazo do envio das propostas.
3.2 – A Comissão, democraticamente, escolherá, dentre as propostas apresentadas, aquela que melhor se adequar aos objetivos deste Concurso, observando os quesitos: normas de estética do Instituto, criatividade, bom gosto, design e adequação ao objetivo.
3.3 – A Divulgação do Resultado será feita pelo sítio http://www.iftriangulo.edu.br, findado o prazo do inciso anterior.
3.4 – Ao autor da proposta escolhida será concedido o seguinte prêmio: 01 (um) aparelho de DVD.

4 – Da Eleição
4.1 – Juntamente com a proposta escolhida na 2ª Etapa, serão apresentadas duas (2) outras propostas elaboradas por esta Comissão.
4.2 – As três (3) propostas serão disponibilizadas no sítio http://www.iftriangulo.edu.br para votação pública pela comunidade deste Instituto, a partir das 08h do dia 07 de julho até as 20h do dia 24 de julho de 2009.
4.3 – O resultado final será divulgado a partir do dia 03 de agosto de 2009 no sítio http://www.iftriangulo.edu.br.

5 – Dos Casos Omissos
5.1 – Os casos omissos serão decididos pela Comissão Permanente de Padronização de Uniformes Estudantis e Funcionais.
Uberaba, 02 de junho de 2009.

Adriano Elias
Presidente da Comissão

Acesse aqui para enviar sua proposta.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Curso de Legislação de Recursos Humanos

Os diretores dos campus de Ituiutaba e Paracatu participaram, juntamente com servidores do campus Uberaba e da UFTM.

O curso foi ministrado pelo expert em Legislação Celso Colacci.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Acompanhamento dos convênios com a Prefeitura

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA CONTRAPARTIDA DOS CONVÊNIOS CELEBRADOS ENTRE O MUNICÍPIO DE ITUIUTABA E O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO 

EM: 01/jun/2009

 

Convênio 81/2008

Item

Descrição

Data Solicitação

Solicitação

Prazo Decorrido

Situação

A

A pavimentação do acesso até a portaria

Ofício 09/2009 em 17/04/2009

Pavim. asfáltica da Av. Belarmino Vilela Junqueira até a nova Av. Córrego Pirapitinga;

Construção da Av. Córrego Pirapitinga até a portaria do campus Ituiutaba;

Pavimentação da Av. Córrego Pirapitinga;

Construção da ponte sobre o córrego Pirapitinga.

44 dias

Asfaltamento em processo licitatório.

Ponte em fase de projeto para abrir processo licitatório.

B

Extensão das redes de água e esgotamento sanitário

 

 

Não foi necessária solicitação

Aguardando ligação definitiva com a rede dos prédios, a ser realizado pela construtora RCA.

L

Doação de 300 Carteiras escolares

Ofício 05/2009 em 16/02/2009

Doação de 300 Carteiras escolares

105 dias

Licitação marcada para 10 de junho

N

Doação de veículo de passeio

Ofício 03/2009 em 13/02/2009

Doação de veículo de passeio

108 dias

Sem notícias

O

Doação de 4.000 livros técnicos

Ofício 02/2009 em 13/03/2009

Doação de 66 livros p/ curso de informática

78 dias

Aguardando processo licitatório

U

Serviços de Regularização topográfica e terraplanagem

 

Solicitados diretamente à Secretaria de Obras sempre que necessários

 

Vem sendo cumpridos sempre que solicitados

V

Serviços técnicos de topografia, planialtimetria, nivelamento de terreno e locação de obras

 

 

Solicitados diretamente à Secretaria de Obras sempre que necessários

 

 

Vem sendo cumpridos sempre que solicitados

X

Repasse de R$ 500.000

Ofício 09/2009 em 17/04/2009

Doação de sistema de alarme no valor de R$ 97.307,00

44 dias

Em estudo na Secretaria de Planejamento

 


Escritura pública de doação da área LIVRO Nº 0236 FOLHA Nº 064F

Descrição

Data Solicitação

Solicitação

Prazo Decorrido

Situação

Retirada dos invasores da área

Ofício 04/2009 em 13/02/2009

Retirada dos invasores das glebas 01, 24, 32, 33 e 34, prioritários por estarem perto dos prédios em construção

108 dias

Em negociação

Ofício 14/2009 em 27/05/2009

Retirada dos invasores das glebas 36, 37, 39, 40, 41, 44 e 45, prioritários por estarem em área que será desmembrada do restante do campus pelo anel viário

4 dias

Em negociação

 

Convênio para cessão temporária de salas de aula e professores na Escola Machado de Assis

Descrição

Data Solicitação

Solicitação

Prazo Decorrido

Situação

Cessão de salas de aula e laboratório

Termo de cessão de uso em 20/02/2009

Cessão de sala de aula e laboratório

 

Totalmente cumprido

Contratação de professores

Termo de compromisso em 20/02/2009

3 Professores de Informática e um professor de inglês

 

Totalmente cumprido

 

 

 

Atenciosamente

 

 

 

 

__________________________

Marco Antonio Maciel Pereira

Diretor Geral IF Campus Ituiutaba/MG

Port. 003 de 30 de janeiro de 2009.